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Azul e Trip


Em 27 de março de 2008, David Neeleman anunciou que o Brasil ganharia uma nova empresa aérea. Naquela ocasião, o empresário apresentou em São Paulo os planos para constituir não apenas uma empresa nova, como uma nova empresa. Nova na maneira de encarar o transporte aéreo. Nova ao encomendar aeronaves mais confortáveis, avançadas, desenhadas e fabricadas - com muito orgulho - no Brasil: os moderníssimos E-Jets da Embraer. E a novidade chegou logo neste primeiro momento ao convidar o brasileiro a participar da escolha do nome da companhia.


     Em 28 de maio de 2008, já com nome Azul Linhas Aéreas Brasileiras definido, foi apresentada sua identidade corporativa. O mapa do Brasil, estampado na cauda das aeronaves, simboliza o desejo de servir, de aproximar e apresentar aos brasileiros, sem escalas, uma nova fase na
história do transporte aéreo do país.

   Em 17 de setembro de 2008, data do batismo da primeira aeronave da empresa - o Embraer 190, chamado "O Rio de Janeiro Continua Azul" - David Neeleman anunciou que, com o início das operações antecipado para dezembro de 2008, a companhia ganhou ainda mais apoio de seus investidores. A Azul contabilizou 200 milhões de dólares para começar a operar no Brasil. Desta forma tornou-se a companhia mais capitalizada (em sua fundação) da história da aviação mundial. Foram encomendadas 42 aeronaves e outras 36 em opção de compra, todas da Embraer. O valor total do negócio pode chegar a US$ 3 bilhões, caso todas as opções de compra se confirmem. Ainda em virtude de acelerar sua entrada no mercado brasileiro, a Azul arrendou duas aeronaves Embraer 190 nos Estados Unidos, utilizadas para treinamento e
aperfeiçoamento de pilotos e comissários de bordo.

   A entrega da primeira aeronave nova de fábrica ocorreu em 11 de dezembro de 2008 e foi batizada “Tudo Azul“. No dia 15 de dezembro, dois voos inaugurais foram realizados. O primeiro, AD 4064, decolou de Viracopos, Campinas, com destino a Salvador, Bahia. O segundo, AD4062, uniu Campinas a Porto Alegre. Nas semanas seguintes, o número de voos entre estas cidades foi gradativamente aumentado, devido a chegada de novas aeronaves.

   Em janeiro, entraram em operação as rotas Campinas-Vitória e Campinas-Curitiba, permitindo também a conexão entre as demais cidades, com escala em Campinas. Depois, integraram a malha os seguintes destinos: Recife, Rio de Janeiro, Manaus, Fortaleza, Navegantes, Campo Grande, Maringá, Maceió, Belo Horizonte, Natal e Florianópolis.

O planejamento de frota da companhia prevê a entrega de novas aeronaves ao longo de três anos, chegando a 42 unidades até o fim de 2011 e 78 até o fim de 2013

"Você Escolhe"...

   A promoção “Você Escolhe” foi lançada em Março de 2008 com a intenção de escolher o nome da mais nova empresa aérea do país. Contou com mais de 108 mil cadastros e 157.528 votos, quando foram escolhidas 10 sugestões de nome.

   A disputa ficou entre Samba (ligeiramente mais votado) e Azul. Ao final, o grupo de executivos liderado por David Neeleman escolheu Azul – Linhas Aéreas Brasileiras S.A.

   A competição foi tão acirrada entre as opções Azul e Samba que a empresa decidiu premiar com um passe vitalício tanto o internauta que enviou pela primeira vez o nome “Azul”, quanto o que primeiro sugeriu “Samba”.

   Vitor Varejão e João Garcia viajarão de graça, com um acompanhante, pelo resto de suas vidas, nos jatos da Azul. Além desses dois grandes vencedores, outros 2.000 internautas também foram premiados e terão direito a levar um acompanhante para experimentar os serviços da Azul gratuitamente, assim que a companhia começar a voar.

Primeiro Vôo





     A Trip Linhas Aéreas iniciou suas operações em 24 de Março de 1998, fundada pelo Grupo Caprioli. Iniciou suas operações com duas aeronaves 2 Embraer 120 (Brasília), com capacidade para 30 passageiros, oriundos da TOTAL Linhas Aéreas. A companhia encontrou seu sucesso operando a rota Natal - Fernando de Noronha - Recife.

     Em 1999 chegou o primeiro ATR42-300, fazendo com que um dos Embraer 120 fosse deslocado para Campinas, onde a companhia mantinha alguns voos. Entre 2003 e 2004 chegaram mais aeronaves ATR-42-300, aumentando as operações da empresa em Campinas. No ano de 2005 a companhia deu um importante passo, assumindo a rede de rotas da Rico Linhas Aéreas, no Amazonas, expandindo sua malha.

      Em 2006 introduziu o primeiro ATR-72-202 na rota de Fernando de Noronha. No ano seguinte chegaram mais 2 ATR-42-300 e 1 ATR-72-202. No mesmo período, o Grupo Águia Branca, que havia comprado 50% da companhia, adquiriu também a TOTAL Linhas Aéreas, de Belo Horizonte. Com esta aquisição foram incorporados 6 ATR-42 e 2 ATR-72, e feita uma encomenda de 12 ATR-72-500 junto à fábrica. Em 2008 a TRIP recebeu seu primeiro ATR-72-500, que foi o primeiro avião novo recebido pela empresa. Iniciou as operações no estado da Bahia, expandindo o número de destinos, anunciou a encomenda dos jatos EMBRAER 175 e vendeu 20% do seu capital para a Norte Americana SkyWest Airlines, a maior empresa regional do mundo.

     No ano de 2009 a companhia ultrapassou a marca dos 70 destinos operados e recebeu, em junho, seus primeiros jatos EMBRAER 175. E em 2010 iniciou operações no estado do Acre, com rotas para a capital, Rio Branco, e o segundo município mais importante do estado, Cruzeiro do Sul. O Grupo Caprioli vendeu suas empresas de ônibus, aumentando, assim, o capital à ser investido na TRIP.





     Em 28 de Maio de 2012, a mídia brasileira tomou conta da mais nova fusão no mercado civil aeronáutico, que originaria uma das maiores companhias aéreas da América Latina. De uma maneira totalmente silenciosa, Azul e Trip já vinham se manifestando sobre a possível fusão em segredo, longe dos olhos da população, que até então viam Azul e Trip como principais concorrentes. E de fato eram. Concorriam em preços, em rotas, até mesmo nas aeronaves! Aparentavam serem antipáticas entre si.


     A fusão Azul e Trip originou a nova companhia Azul Trip S/A da qual a marca será Azul, tirando dos céus o nome Trip. Para simbolizar a união, o logo da nova empresa conta com a letra ''u'' em destaque. "U de união" afirma Gianfranco Beting, diretor de marketing e comunicação da Azul. A nova empresa abrigará todas as aeronaves de ambas as companhias, acrescido aos slots(autorizações de pouso e decolagem), balcões de check-in, centro de manutenção, entre outros.

     A companhia informou que o objetivo principal é unificar as marcas e padronizar a frota. Retirando de serviço os ATR 42 e 72 da série 200, 300 e 500 de circulação, deixando apenas os ATR 42 e 72 da série 600 nos ares voando em cooperação com os Embraer 175, 190 e 195. Segundo Devid Neeleman, presidente da Azul Trip S/A, retirar os turbohélices da série 200, 300 e 500 é crucial pois essas aeronaves estão em serviço a mais de 10 anos e tem um ruido interno muito maior, menor velocidade e maior consumo de combustível.

     Dessa atual fusão só podemos esperar maior facilidade para o cliente e mais destinos atendidos pelo maravilhoso sistema de vouchers da Azul e o mesmo para o impecável serviço de bordo e atendimento da Trip! A terceira maior companhia aérea, hoje, levará "você lá em cima".